
Pernambuco Contemporâneo • “Exposição e Curso de Cerâmica”
Dantas Suassuna e Joelson Comes
Através do projeto Olaria Ocre, criado há mais de dois anos, os artistas plásticos, Dantas Suassuna e Joelson Gomes, vivem uma experiência de intervenção na mais típica cerâmica de Pernambuco.
Na Olaria do Bachinha, na cidade de Tracunhaém situada a 80 Km do Recife, dialogando com oleiros e artesãos, Joelson e Dantas desenvolveram toda uma série de novas peças usando a mesma matéria prima da produção tradicional da cidade, que é o mais importante pólo de fabricação de peças em barro do Nordeste.
O objetivo da Oficina Ocre na Cerâmica Saramenha em Ouro Preto é levar conhecimentos ligados ao uso de pigmentos naturais no universo da cerâmica; interferir nos objetos já existentes propondo novas formas; mostrar através de fotos e vídeos a produção de peças utilitárias de uma das mais representativas e antigas cerâmicas de Pernambuco.
A importância do uso de pigmentos – do qual se apropria também a Cerâmica Saramenha, fica realçada pela presença em Rio Acima de uma das mais importantes e antigas jazidas de pigmentos naturais, em exploração no mundo, única nas Américas, pertencentes a uma velha família de oleiros-ceramistas: os Morgans.
O curso da Olaria Ocre faz parte da Programação de Abertura do Espaço Saramenha Artes e Ofícios, por ser hoje uma referência neste tipo de intervenção.