Discípulos de Vitalino



Pernambuco Tradicional - Centenário de Mestre Vitalino


Nos anos 40, no Alto do Moura em Caruaru, Pernambuco, começava pelas mãos de Vitalino Pereira dos Santos, a transformação de uma comunidade rural, em um dos mais importantes centros de Arte e Cultura Popular do Brasil.

Vitalino, filho de pai que sobrevivia da roça e mãe louçeira, fabricante de potes e panelas, desde menino brincava com as sobras de barro de sua mãe, transformando em cerâmica os animais que o atraiam – cavalos e bois - peças que mandava a feira junto as panelas de sua mãe.

Com o tempo, seus “bonecos” passam a contar a historia do cotidiano de sua gente, chamando a atenção de compradores, homens simples de mesma severina vida.

O sucesso da venda de seus objetos conduziu-o a generosamente a espalhar na comunidade do Alto do Moura sua arte, e o menino Vitalino, já com 40 anos, se transforma em Mestre, ensinando ofício - técnica e forma – a seus companheiros. Começa aí a perenização da Cerâmica de Caruaru.

Do ensino de Vitalino nascem seus discípulos diretos. Alguns entre os mais  importantes deles, participam desta mostra: o filho Severino, o cunhado Manoel Eudócio, Elias, Luiz Antônio, entre os hoje vivos, todos parentes ou contra-parentes, todos sobrevivendo da mesma arte. Todos no oficio do barro contando a história cotidiana de um país chamado Nordeste.

A exposição “Discípulos de Vitalino” é uma homenagem ao Centenário de nascimento de Mestre Vitalino.