Espaço Saramenha Artes e Ofícios


         Um novo conceito de espaço cultural, unindo saberes e fazeres 


“...Um fragmento de cerâmica Saramenha apareceu na trajetória do múltiplo

Paulo Rogério Ayres Lage. Como o caco de louça azul-pombinho encontrado

no assoalho do poema de Cora Coralina, o objeto antigo instigou o mineiro

apaixonado pelas coisas da terra. História cheia de poesia logo se desenrolou.

No sítio do Botafogo, a uma légua de Ouro Preto, Paulo Rogério chamou mestre

e ajudantes, instalou forno e oficina, e se dedica à recuperação da velha

cerâmica de Vila Rica...” 


                                                                                 Ângelo Oswaldo de Araújo Santos


Introdução


Ouro Preto consagra-se como cidade emblemática da história e da cultura brasileira. Principal centro de mineração do Brasil no século XVIII, palco da Inconfidência Mineira, a cidade guarda hoje um dos mais importantes acervos barrocos do mundo. 


O projeto do Espaço Saramenha, a ser desenvolvido no local onde se situam as oficinas da Saramenha Artes e Ofícios, está vinculado a esta história e se propõe a ser um novo modelo de espaço cultural, preservando a Memória do Barro na Casa Brasileira e a nossa Arte Popular.


Voltado para o resgate dos antigos ofícios, tão necessários ainda ao patrimônio edificado de nossas cidades históricas, Saramenha Artes e Ofícios, sem alterar sua produção artesanal, abre-se a Mostras, Exposições, Palestras e Cursos, focados todos  na preservação de nossa memória.


A partir do aprendizado de antigas formas e técnicas, unindo os fazeres e saberes de um povo e agregando a eles inovações tecnológicas do nosso tempo, o projeto visa transferir experiências e conhecimentos para novos artesãos, operários, artistas, construtores, decoradores e empreendedores, criando novas oportunidades de geração de renda, em áreas próprias às especificidades das cidades históricas brasileiras, buscando desta forma instrumentalizar esta gama de agentes, com ferramentas práticas, que atendam às exigências e necessidades de um mercado não corretamente dimensionado. 



O Espaço


 

O Espaço Saramenha está localizado às margens da Rodovia dos Inconfidentes e funciona hoje como oficina de cerâmica, madeira e metal destacando-se ali a produção da Cerâmica Saramenha, primeira manufatura de Minas. Mantém ainda, em seus mais de mil metros quadrados de área construída, uma galeria para exposição e venda dos objetos ali produzidos ou peças de aquisição, desde que representativas da Arte Popular Brasileira.


A estrutura física oferecida – galpões e arenas - garante espaço pedagógico adequado a produção de peças e objetos desses diversos materiais, conduzindo os participantes de seus cursos a aprender fazendo, a abrir olhos e ouvidos em comunhão com a natureza. 


No espaço como num museu vivo, podemos encontrar peças de cerâmica em produção, aos moldes das de lavra da antiga “Fabrica da Louça”, história contada no livro “Cerâmica Saramenha - A Primeira Manufatura de Minas Gerais”, ou visitar a casa mantida preservada em sua “reconstrução”, casa que deu origem ao livro “Casa Rural Rural Mineira - Um guia de Construção”, livros do mesmo autor e criador do projeto, Paulo Rogério Ayres Lage. 


Para completar a cena, uma simples pousada e a bela Capela de Santo Amaro edificada nos fins do Século XVIII, tudo entre os campos e matas, no aglomerado de sítios e fazendas do Santo Amaro do Botafogo.